A pergunta sobre a diferença entre um blog profissional e um amador é na verdade um interesse a respeito da diferença de preço, pois na prática ninguém escolheria um blog amador a um profissional se custassem o mesmo. Se você tem um interesse minimamente sério com a criação de um blog para você ou seu produto ou serviço, um blog profissional é o caminho a ser seguido. O interesse e a necessidade de um site estável, com boa apresentação, capacidades flexíveis e possibilidades de crescimento são razões suficientes para que você comece com um blog criado de maneira profissional, mesmo que no início seja muito simples, pois ele permitirá expansão, atualização e mudanças futuras.

Abaixo, listo 7 diferenças fundamentais entre um blog profissional e um amador, geralmente grátis ou barato.

1 – Apresentação profissional. Além de ser naturalmente mais claro, atraente e fácil de entender, a apresentação visual de um blog profissional inspira mais confiança, transmite melhor as mensagens a que se propõe transmitir e permite usabilidade muito superior. Um blog amador geralmente usa templates prontos e limitados.

2 – Autonomia incomparável. Um blog profissional usa sistemas profissionais e ferramentas com mais capacidades, que permitem fazer uso de mais opções tecnológicas e de personalizações completas, ao contrário de serviços grátis ou muito baratos que limitam o uso e a expansão.

3 – Tecnologia superior e mais funcionalidades. Sites com tecnologia grátis podem ter estabilidade, mas não tem flexibilidade e às vezes nem capacidades decentes. O mais frequente é oferecerem um pacote muito básico de opções, destinado ao usuário mais simples e amador, que só quer publicar um texto e não se interessa por possibilidades, conquista de leitores, performance, capacidade. Se o blog for uma ferramenta importante para uso profissional, e houver publicação frequente, o autor vai querer, por exemplo, enviar newsletters (aviso por email) para seus muitos leitores, vai querer ser avisado automaticamente quando um novo comentário for publicado, vai querer programar posts, ter melhores fotos, mais velocidade, versão mobile, um bom perfil, páginas personalizadas, publicidade, etc, muitas dessas funcionalidades só disponíveis para quem possui um sistema de blog profissional. Algumas dessas capacidades são pagas, mas na maioria das vezes valores pequenos.

4 – Aparecer melhor nos resultados do Google. Um blog profissional geralmente é preparado minuciosamente para SEO, ou Search Engine Optimization, a arte e a ciência de fazer um site se adequar aos mecanismos de busca de maneira otimizada para que aparecer como resultado de busca no Google assim que alguém digitar palavras-chave associadas a ele. Assim muitos leitores podem chegar ao blog via Google. Nos blogs amadores, isso dificilmente acontece, pois o site não tem esse preparo e adaptação. Que é constante e necessita monitoramento.

5 – Integrações múltiplas. Um blog profissional é construído de forma a se integrar eficientemente com as diversas redes sociais, é preparado para que seu(s) autor(es) interajam nas redes sociais, gerando diálogo, repercussão e expansão, e também faz isso de maneira automática e tecnológica, sem precisar da constante operação humana.

6 – Plano de Comunicação e Publicação. No caso do Dharma Office, ao criarmos um blog profissional para um cliente, oferecemos também uma mentoria e consultoria de conteúdo, que inclui um panorama dos estilos de expressão, as necessidades e requisitos dos textos, as implicações, um guia de interatividade e testes de estilos e textos diferentes. Um blog profissional possui uma identidade e isso deve estar presente no estilo do conteúdo e na maneira de se comunicar.

7 – Monitoramento e ajustes. Um blog profissional oferece monitoramentos inclusive em tempo real, com ferramentas como Google Analytics, mapas de calor e resumos diários. Mesmo que o blog não tenha atividade mais frequente em nível diário, relatórios mensais são muito úteis, aceleram o processo de aprendizado, revelam fatos que às vezes de nenhum outro jeito se revelaria e provê maior controle ao(s) autor(es).

Você tem alguma dúvida sobre essas diferenças? Ou tem dúvida se deveria apostar num blog profissional? Ou não sabe quanto custa? Entre em contato e conversamos de maneira a esclarecer tudo, sem compromisso nem incomodação futura.